Marketing digital para pequenas e médias empresas: 4 motivos para investir

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Um estudo recente da wearesocial chamado ‘Digital in 2016‘ mostrou que comparativamente com o resto do mundo o Brasileiro é um dos povos que mais usa a internet, gastando em média 5,2 horas por dia na rede. Um ano antes a consultoria IDC informou que o Brasil atingiu a marca de um volume de vendas de 104 smartphones por minuto no país.

Estas são apenas algumas estatísticas que demonstram o quanto o mundo – e o Brasileiro – está conectado. E dados desta natureza também reforçam a importância das pequenas e médias empresas investirem em Marketing Digital, já que o comportamento dos consumidores se volta cada vez mais para o ambiente virtual.

Você sabe o que compõem o Marketing Digital? Conhece o poder desta estratégia para potencializar os resultados da sua empresa? Continue lendo para entender!

O que é Marketing Digital?

Se você ouvir por aí os termos ‘marketing online’, ‘internet marketing’ ou de ‘web marketing’, saiba que todos eles equivalem ao Marketing Digital.

Em uma visão mais simplista, podemos afirmar que o Marketing Digital, como o próprio nome diz, é o marketing feito no ambiente online. Inclui a utilização de sites, blogs, redes sociais, plataformas digitais em geral, dispositivos dos mais variados (tablets, smartphones etc.) em ações de motores de buscas (Google, Yahoo!, Bing etc.), conteúdo etc.

Numa definição um pouco mais técnica, também é correto dizer que o Marketing Digital é a promoção de produtos e marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica, utilizando ferramentas de tecnologia. Difere-se do marketing tradicional na medida em que envolve o uso de canais e métodos que permitem automatizar, customizar e analisar as campanhas de modo muito eficaz, e entender o que está funcionando e o que não está em tempo real. Por exemplo, utilizando ferramentas tipo ‘web analitics’ é possível mensurar os resultados do que está sendo difundido via internet e corrigi-los rapidamente, o que não podia ser feito ao publicar um anúncio em uma revista, por exemplo.

O Marketing Digital como conhecemos hoje começou a tomar forma a partir dos anos 2000, quando o número de usuários da internet tomou uma proporção exponencial e quando começaram a surgir formas dos usuários interagirem na internet – como redes sociais – que passaram a permitir uma comunicação mais efetiva ‘com’ e ‘entre’ os usuários.

Atualmente, devido à chamada Era da Transformação Digital, que corresponde ao boom de novas tecnologias trazido por computação em nuvem, mobilidade, internet das coisas, big data, inteligência artificial e outros, o Marketing Digital está cada vez mais efetivo, com custos acessíveis e rápido em sua implementação.

Quais os principais benefícios do Marketing Digital?

Além do comportamento das pessoas ter mudado drasticamente nos últimos anos, existem outros motivos pelos quais as empresas inteligentes estão investindo em Marketing Digital.

Aqui está uma síntese deles:

1. Marketing Digital é mais efetivo do que o marketing tradicional

De acordo com este estudo do Gartner, cerca de 40% dos executivos que responderam a um questionário sobre investimentos em marketing disseram que estão reforçando seus esforços no ambiente digital. E mais: cerca de 28% estão decididos a migrar da mídia tradicional para a web em um curto prazo.

Estes empresários estão antenados com o fato do Marketing Digital proporcionar a empresas de todos os portes a possibilidade de chegar até os consumidores certos na hora certa (quando bem planejado e executado), pois na web é possível segmentar o público, testar ações e corrigir a rota com as campanhas em andamento. Isso dá muito mais previsibilidade de investimento, ajuda a reduzir os custos, pois é mais focado e direcionado (evita o desperdício de recursos com ações muito mais precisas).

– Leia também: Como fazer um plano estratégico de Marketing Digital.

2. Marketing Digital é excelente para captar e converter leads

Com as ações de marketing chegando até a ponta dos dedos do público-alvo, o número de pessoas qualificadas impactadas pode ser imensamente maior do que nos meios tradicionais. Ou seja, ao invés de falar para todos para tentar impactar alguns, a estratégia é toda focada em nichos específicos (por meio de métodos de segmentação, tecnologias de geolocalização, ações em redes sociais específicas, anúncios segmentados, etc.).

Isso faz do Marketing Digital uma máquina de atrair potenciais clientes, que podem ser tratados como ‘leads’ e convertidos em clientes e consumidores da marca.

3. Marketing Digital diminui os custos de aquisição de clientes

Como os investimentos passam a ser mais direcionados e podem ser realocados conforme os resultados obtidos durante uma campanha, o custo de aquisição de clientes cai significativamente com o Marketing Digital.

Isso porque é possível conduzir leads por toda a jornada de compra (da atração até a decisão de compra) de forma automatizada, sem gastar com visitas, ligações telefônicas etc. Assim, a ação de venda de uma equipe comercial se concentra apenas em abordar as pessoas que já estão preparadas para tratar de uma compra ou do fechamento de negócios.

4. Marketing Digital ajudar a derrubar barreiras entre seu público-alvo e sua marca

Antes da internet apenas grandes empresas podiam investir muito dinheiro em relações públicas para alavancar suas reputações e “dialogar” com o público-alvo. Agora, com uma boa estratégia no ambiente digital, é possível tornar a interação com todos os públicos de interesse muito mais assertiva, rápida e eficiente.

Isso faz com que os investimentos em atendimento, relacionamento e promoção se tornem muito mais baratos, pois há uma grande variedade de técnicas e aplicativos que podem ser utilizados para enviar as mensagens que a empresa quer passar e obter feedbacks do público-alvo.

Você já tem uma estratégia de Marketing Digital? Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

DIAGNÓSTICO RODAPÉ

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